Blog

5 regras básicas da Orientação Psicológica Online

30/06/2017

Orientação Psicológica ou Aconselhamento Online é o nome atribuído a atendimentos realizados por psicólogos à distância. Tais atendimentos  seguem a resolução 011/2012 do Conselho Federal de Psicologia, que regulamenta os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância.

 

Confira abaixo 5 regras básicas que você precisa saber sobre Orientação Psicológica Online:

 

  1. Orientação Psicológica Online NÃO é Psicoterapia
    Por ainda ser uma modalidade recente de atendimento, a Orientação Psicológica Online não é considerada pela Conselho Federal de Psicologia (CFP) como Psicoterapia. O debate sobre a eficácia dos atendimentos à distância como de fato psicoterapêuticos ainda está em curso no Brasil. Sendo assim, atualmente o atendimento online com intuito de Psicoterapia hoje é permitido pela CFP apenas com caráter experimental, ou seja, desenvolvido em pesquisas. 

     

  2. Há um número máximo de 20 encontros. 
    Uma vez que os atendimentos online não são considerados Psicoterapia, há a limitação do número máximo de atendimentos a serem realizados nessa modalidade. A resolução 011/2012 estipula o número máximo de 20 encontros virtuais, síncronos ou assíncronos. Ou seja, independente se os encontros são agendados com regularidade - toda semana no mesmo horário, por exemplo - ou se ocorrem esporadicamente a partir da demanda do cliente, o número máximo permitido pelo CFP é de 20 encontros.

     

  3. É preciso ter foco
    Uma vez que há um limite de 20 encontros, a Orientação Psicológica Online será direcionada a um foco. Ou seja, o cliente será estimulado a escolher uma determinada questão pela qual busca ajuda, seja ela de cunho emocional ou profissional, a ser trabalhada durante os atendimentos a distância.

     

  4. O site dx psicólogx precisa ser cadastrado e aprovado pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia)
    Para que o profissional possa divulgar seu trabalho com Orientação Psicológica Online é preciso criar um site dentro das normas da Resolução 011/2012. Esse site passa por avaliação do Sistema Conselhos e somente após recebimento de dele de aprovação que os atendimentos poderão ser iniciados. Essa é uma forma de padronizar a divulgação do serviço e zelar pelos preceitos éticos do psicólogo na divulgação do trabalho a distância.

     

  5. Os atendimentos seguem os mesmos preceitos éticos de sigilo e confidencialidade  disposto no Código de ética Profissional do Psicólogo 
    O sigilo por parte do terapeuta segue mesma regra dos atendimentos pessoais, porém é preciso estar atento à vulnerabilidade do meio eletrônico em relação à troca de informações, uma vez que o meio virtual impõe riscos. Assim, a preservação das informações depende também de cuidados do próprio cliente para serem minimizados, como uso de antivirus e possibilidade de conexão em local adequado (privado e sem interferência de terceiros). 

 

És Psicologx ou Estudante de Psicologia e quer saber mais sobre Orientação Psicológica Online? Clique aqui e inscreva-se no curso "ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE: O QUE E PARA QUE(M)"

 

Tens interesse em ser atendido nessa modalidade? Acesse o site www.webpsic.com.br ou entre em contato!

 

 

Please reload

Categorias
Please reload

Psicoterapia

Terapia de família, casal ou individual

Consultório na Zona Sul

(Av. Getúlio Vargas, 1691)

Posts Em Destaque

O que é saúde mental e como você pode cuidar da sua?

1/10
Please reload

Contato

Psicóloga Tatiana Spalding Perez

CRP 07/26032

+55 51 992792559

psicologa@tatianaperez.com.br

Avenida Getúlio Vargas, 1691

Bairro Menino Deus, Porto Alegre, RS

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • SoundCloud - Círculo Branco