Blog

Linguagem e Empoderamento: como as palavras podem te empoderar

O principal meio de comunicação do ser humano é a linguagem, seja em sua forma falada ou escrita. O uso da linguagem - como os indivíduos se expressam verbalmente e não verbalmente aos outros - pode ser empoderador tanto para si quanto para aqueles com quem a pessoa está se comunicando. Assim, observar como a linguagem é utilizada é importante tanto para o Empoderamento Pessoal como para auxiliar os outros em seus processos de Empoderamento.

 

O uso da linguagem para o Empoderamento Pessoal

  • Use palavras positivas: pesquisas na área da linguagem sugerem que as palavras que as pessoas usam refletem sua autoimagem. Por exemplo, quando uma pessoa diz que "DEVE" se comportar de certa maneira, impõe passividade em sua fala e pode ter dificuldade em sentir-se no controle e de assumir a responsabilidade por suas ações. Por outro lado, falar de si mesmo de forma positiva, consciente de suas forças e fraquezas, promove empoderamento.

 

  • Use linguagem ativa: use termos que implicam ações positivas e não expressem colocações vagas, principalmente ao falar sobre o futuro. Por exemplo, prefira o "eu vou", "eu consigo" no lugar do "se eu", "se isso ou aquilo" ou "talvez eu".

 

  • Use palavras que definem teu espaço e identidade: se tu não demonstras através das palavras de onde vens e qual tua identidade, os outros tenderão a definir por ti. Além disso, os outros tentarão a te convencer a te encaixar na demanda deles. Seja claro sobre quem tu és e quais são seus valores e objetivos. Não deixe que os outros te definam.

 

O uso da linguagem para Empoderar outros:

  • Evite jargões ou termos complexos: ambos podem provocar confusão e sentimentos de não impotência. Ao trabalhar com os outros o uso de jargão pode gerar sensações de intimidação ou inferioridade. Se não compartilhamos o entendimento das palavras que usamos, não damos espaço para uma comunicação empoderada e efetiva. Escolha as palavras com cuidado, tornando o mais claro possível aquilo que queres expressar. 

 

  • Esteja atento às palavras que as pessoas usam: compartilhar o uso de termos e expressões de forma apropriada faz com que tu pareças em sintonia com a outra pessoa e o que ela está dizendo, demonstrando empatia e atenção.  

 

  • Escolha palavras positivas: usar palavras positivas que demonstrem o quanto tu acreditas nas tuas capacidades e nas dos outros possibilita ações positivas em todos. Basta comparar, por exemplo, o uso das palavras "conseguimos" e "podemos" com palavras como "talvez" e "de repente", que demonstram hesitação. É empoderador usar palavras e expressões que assumem responsabilidades, pois sugerem determinação invés de uma abordagem passiva.

 

  • Evite críticas e ofensas: Precisamos sempre ter cuidado ao criticar outras pessoas e avaliar a situação adequada para tal. Uma vez que as palavras são ditas, não podemos tomá-las de volta. Se a crítica for necessária, ela pode ser dada de forma construtiva, através do uso de palavras e frases positivas e acolhedoras. Procure amenizar críticas duras com observações positivas.

 

  • Use perguntas abertas quando apropriado: o uso de perguntas fechadas restringem as respostas a "sim" e "não". Este tipo de pergunta pode fazer com que as pessoas se sintam impotentes porque limitam sua oportunidade de explicar sua resposta. Por outro lado, perguntas abertas dá à pessoa questionada a chance de explorar as razões por trás de suas respostas. Perguntas abertas encorajam a pessoa a se responsabilizar por seus pensamentos e ações e, assim, a auxiliam em seu Empoderamento. Perguntas abertas também podem ajudar as pessoas a resolverem problemas usando seus próprios recursos, a ajudam a estabelecer seus objetivos e planejar um plano de ação adequado a este.

 

Texto original: "Personal Empowerment" do site skillsyouneed.  Disponível em: https://www.skillsyouneed.com/ps/personal-empowerment.html 
| Tradução livre por psicóloga Tatiana Perez.

 

PARTICIPE DO WORKSHOP EMPODERAMENTO PESSOAL

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

 

 

 

Ficou curioso? Quer saber mais sobre Empoderamento Pessoal?

Entre em contato ou escreva para psicologa@tatianaperez.com.br

Please reload

Categorias
Please reload

Psicoterapia

Terapia de família, casal ou individual

Consultório na Zona Sul

(Av. Getúlio Vargas, 1691)

Posts Em Destaque

O que é saúde mental e como você pode cuidar da sua?

1/10
Please reload

Contato

Psicóloga Tatiana Spalding Perez

CRP 07/26032

+55 51 992792559

psicologa@tatianaperez.com.br

Avenida Getúlio Vargas, 1691

Bairro Menino Deus, Porto Alegre, RS

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • SoundCloud - Círculo Branco