Blog

O que é Empoderamento Pessoal? Ou como (re)conhecer seus próprios poderes

Empoderamento pessoal diz respeito a olhar para quem você é e tornar-se mais ciente de si mesmo como uma pessoa única. Envolve o desenvolvimento de confiança e fortalecimento, voltados para o estabelecimento de objetivos pessoais realistas e para o alcance de seus potenciais.


Todas pessoas possuem forças e fraquezas, assim como uma gama de habilidades que são utilizadas diariamente em diversas situações. Porém, com frequência, desconhecem ou desvalorização suas verdadeiras habilidades. 


Uma pessoa que busca por empoderamento é capaz de desenvolver uma sensação de controle sobre a própria vida ao fazer escolhas positivas e estabelecer objetivos realizáveis. A chave para o empoderamento pessoal está em desenvolver autoconsciência. Ou seja, está em desenvolver a compreensão de si, reconhecendo suas forças e fraquezas, ciente de suas próprias potencialidades e limitações. 


A grosso modo, o termo "empoderamento" significa apenas "tornar-se poderoso". O desenvolvimento do empoderamento pessoal envolve refletir sobre seus valores pessoais, habilidades e objetivos, e estar preparado para ajustar suas crenças com foco nos seus objetivos. Empoderamento pessoal também significa estar ciente de que outras pessoas têm seus próprios valores e objetivos, que podem ser diferentes dos nossos, e não tornar isso um problema sobre quem você é.


Existem muitas outras definições, mais detalhadas, sobre o conceito. Em geral, as definições centralizam a ideia de que o empoderamento pessoal desenvolve nas pessoas a habilidade de:

 

  • Assumir o controle de suas circunstâncias e atingir seus próprios objetivos pessoais e profissionais.  

  • Tornar-se mais ciente de suas forças e fraquezas e, consequentemente, sentir-se mais preparado para lidar com problemas e atingir objetivos. 

  • Qualificar suas contribuições as atividades cotidianas tanto pessoais como em grupo.  

  • Aproveitar as oportunidades de crescimento pessoal e sentido de realização. 

 

A busca pelo empoderamento pessoal geralmente envolve fazer algumas mudanças fundamentais na vida, o que nem sempre é fácil. O aspectos a serem modificados diferem de pessoa para pessoa, dependendo da dimensão que cada um entende como ponto de partida para o empoderamento. 

 

 

Dimensões do Empoderamento Pessoal

As seguinte dimensões do empoderamento pessoal são fundamentadas no entendimento que quanto maior a variedade de respostas de enfrentamento que um indivíduo desenvolve, maior será sua chance de enfrentar efetivamente diversas situações de vida.


Autoconsciência: envolve a compreensão de nós mesmos (nossa personalidade e características) e de como costumamos responder às situações. A autoconsciência nos possibilita construir nossas qualidades positivas e estar atento a traços negativos que possam reduzir nossa eficácia. Pessoas autoconscientes tomam decisões voluntárias para melhorar suas vidas sempre que possível, aprendendo com cada experiência passada.


Para que possamos ser autoconscientes, é necessários estarmos cientes de nossos valores, examiná-los criticamente e aceitar que os mesmos podem ser diferente dos demais.


Valores: são opiniões ou crenças importantes para nós, mas que nem sempre estamos conscientes delas. Dizem respeito a crenças ou "obrigações percebidas", aquilo pelo qual temos preferências, independente da razão. Nem sempre são óbvias à nossa consciência as razões pelas quais preferimos uma coisa sobre a outra, ou escolhemos um caminho sobre outro, de forma que nem sempre aparentam estar relacionadas aos nossos valores. Apesar disso, nossos valores nos são importantes como indivíduos. 


Somos capazes de colocar em prática nossos valores através do desenvolvimento de habilidades.


Habilidades:  as habilidades individuais de uma pessoa são o recurso principal que lhe permite atingir seus objetivos desejados. Habilidades podem ser adquiridas através de experiência, prática, educação e treinamento.


Para o desenvolvimento da autoconsciência e das habilidades, é necessário adquirir conhecimento ou informação. 


Informação: Saber onde encontrar informação apropriada é, por si só, uma habilidade essencial. Sem informação, as nossas escolhas são limitadas, tanto na vida pessoal como profissional. A internet contribuiu para que todos possam ter acesso a uma quantidade elevada de informações de forma rápida e fácil. O problema então se concentra na qualidade da informação encontrada, e essa habilidade volta-se, assim, para a busca por informações acuradas e confiáveis.


Objetivos: estabelecer objetivos é uma maneira através da qual uma pessoal pode tomar as rédeas de sua própria vida. O processo para estabelecer objetivos requer que a pessoa pense sobre seus valores e sobre a direção que deseja para a própria vida. Ao definirmos nossos objetivos pessoais, que devem ser específicos e realistas, damos um senso de direção para a nossa vida e o direcionamento é fundamental para o empoderamento.

 

 

Desenvolvendo o Empoderamento Pessoal

 

Todos nós temos oportunidades para explorar e desenvolver novas habilidades. Com o intuito de tornar-se mais empoderado, em suas interações com os outros, você pode se focar em:

 

  • Demonstrar ser confiável. 

  • Compreender suas forças, fraquezas, potenciais e limitações. 

  • Desenvolver autoconfiança e autoestima.  

 

Demonstrar ser confiável pode ser difícil e requer um longo processo. Com o intuito de demonstrar aos outros que você merece a confiança deles, você pode optar por: 

 

  • Seja Honesto:  ao compartilhar informações, ideias e pensamentos. Quando adequado, compartilhe também emoções sentimentos e reações. Também se esforce para ser empático quando alguém compartilhar suas emoções, pensamentos ou sentimentos com você.  

  • Compartilhe e Coopere:  Compartilhe recursos e conhecimento com os outros para ajudá-los a atingirem seus objetivos. Trabalhem juntos quando os objetivos forem comuns.   

  • Seja digno de confiança:  Quando outras pessoas confiarem em você, faça o possível para demonstrar evidências positivas.  

  • Demonstrar Aceitação:  Leve em consideração os valores e pontos de vista dos outros. 

  • Seja Solidário: Apoie os outros quando necessário, mas também valorize suas forças - permitindo-os trabalhar em direção a seus objetivos sem intervenções externas desnecessárias.

 

No trabalho e nas relações de trabalho existem três componentes básicos de confiança: 

 

  • Confiar na integridade e boas intenções entre os trabalhadores, independente de salário ou status.  

  • Confiar que todos trabalhadores dentro de uma organização compartilham os mesmos objetivos e são honestos uns com os outros sobre possíveis conflitos de interesses.  

  • Confiar nas competências uns dos outros e assumir suas responsabilidades.

 

A confiança no outro é algo que pode ser quebrada rapidamente e pode nunca se restaura ao nível inicial. Pense nos pontos acima e tente construir e manter relações de confiança tanto na sua vida pessoal como profissional.  

 

  • Evite as atitudes abaixo que podem destruir a confiança e tem efeito destrutivo no empoderamento pessoal: 

  • Fazer piada sobre as perdas dos outros. 

  • Demonstrar julgamentos sobre comportamentos, atitudes e crenças dos outros. 

  • Expressar rejeição e não-aceitação de forma agressiva.

Compreender suas forças, fraquezas, potenciais e limitações.

Tornar-se empoderado inclui compreender suas forças e fraquezas: identificá-las o habilitará a melhorar suas fraquezas e potencializar suas forças.

Não é incomum que outras pessoas julguem suas forças e fraquezas, ou que você mesmo julgue a dos outros. Tais julgamentos podem levar a limitação de oportunidades por levar a um desentendimento das habilidades. É importante, portanto, conhecer suas próprias forças e fraquezas e comunicá-las de forma clara aos outros, encorajando-os a comunicar suas forças e fraquezas a você. 

Em algumas circunstâncias você sentirá que enfrenta problemas que estão muito além de suas capacidades. Nesses casos, você deve procurar ajuda. Pessoas empoderadas conhecem seus próprios limites e não tem problemas em pedir ajuda ou conselhos. Autoconhecimento, ou autoconsciência, é a força que lhe permite transformar seus objetivos de desenvolvimento pessoal em contribuições mais substanciais. Quanto mais empoderado você se torna, mais você será capaz de ajudar os outros a se tornarem empoderados.


Desenvolver autoconfiança e autoestima. 

Confiar em si mesmo é o ato de maior motivação e mais poderoso àqueles que buscam empoderamento. A maioria das pessoas apenas aceitam tarefas que se sentem capacitados para realizar e resistem a acreditar nelas e superá-las. O empoderamento pessoal envolve constantemente desafiar suas próprias crenças e o que elas são capazes de realizar.


Empoderamento pessoal não é algo estático que você possa realizar apenas uma vez na vida. É preciso compreender o empoderamento como um desenvolvimento pessoal continuo. Ao longo do tempo as circunstâncias mudam e se desenvolvem, assim como as nossas necessidades para desenvolvimento empoderamento.

 

Texto original: "Personal Empowerment" do site skillsyouneed.  Disponível em: https://www.skillsyouneed.com/ps/personal-empowerment.html 
| Tradução livre por psicóloga Tatiana Perez.

 

PARTICIPE DO WORKSHOP EMPODERAMENTO PESSOAL - CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

Ficou curioso? Quer saber mais sobre Empoderamento Pessoal?

Entre em contato ou escreva para psicologa@tatianaperez.com.br

Please reload

Categorias
Please reload

Psicoterapia

Terapia de família, casal ou individual

Consultório na Zona Sul

(Av. Getúlio Vargas, 1691)

Posts Em Destaque

O que é saúde mental e como você pode cuidar da sua?

1/10
Please reload

Contato

Psicóloga Tatiana Spalding Perez

CRP 07/26032

+55 51 992792559

psicologa@tatianaperez.com.br

Avenida Getúlio Vargas, 1691

Bairro Menino Deus, Porto Alegre, RS

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • SoundCloud - Círculo Branco