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Marketing Digital: onde divulgar o seu conteúdo?

01/09/2018

No texto da semana passada, apresentei o conceito de MARKETING DE CONTEÚDO e a importância de levar informação às pessoas (para ler clique aqui http://bit.ly/txtMPP3). A questão que ficou em aberto neste texto foi: onde divulgar o conteúdo? A proposta do texto de hoje é justamente responder a esta pergunta ao falar sobre MARKETING DIGITAL.

 

Atualmente é impossível falar de marketing e ignorar que mais da metade da população mundial possui acesso à internet e que até 2021 haverão 2,3 bilhões de consumidores digitais. É por isso que o Marketing Digital é a principal forma de divulgar o trabalho de qualquer empresa hoje. O termo é usado, portanto, para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online, seja através de blogs, sites, motores de busca, redes sociais, email e outros. Você decidirá qual(is) ambiente(s) digital(is) prefere.

 

Quais as vantagens do Marketing Digital?

  • Interatividade: No Marketing Digital o foco não está no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra. Ou seja, como a empresa ou o profissional se relaciona com o cliente nas interações online faz toda a diferença para atrair o cliente. E aqui a relação vai desde a forma como as dúvidas são esclarecidas até um site atrativo e de fácil acesso. Para a empresa ou profissional a interação permite que os consumidores possam opinar e indicar para outras pessoas apenas com alguns cliques, aumentando o engajamento.

  • Análise e mensuração: Imagine se você pudesse saber quantas pessoas de fato leram um folder que distribuiu? No mundo do marketing online, este tipo de informações e outras não só são possíveis como  fundamentais para a melhoria contínua da estratégia utilizada. Através delas podemos avaliar que tipo de conteúdo as pessoas se interessam mais, quais imagens se identificam mais e quem é nosso público, quem de fato se interessa pelo nosso trabalho (local, regional, nacional ou até mesmo mundial)

  • Direcionamento: Muitas pessoas podem pensar “nossa, vou conseguir falar com o máximo de pessoas possível”, e sim, isso é ótimo! Mas um dos grandes diferenciais do Marketing Digital é que as você consegue fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas! Ou seja, aquelas que realmente têm o perfil ideal para o seu conteúdo. Por exemplo, se você atende crianças e escreve sobre o assunto, é importante que pais, mães, avós, enfim pessoas que de fato são responsáveis por crianças tenham acesso ao seu trabalho. Através do Marketing Digital isso é possível pela vantagem do direcionamento. Este é um grande benefício porque, além de economizar dinheiro — afinal você deixa de gastar muito dinheiro com pessoas que não têm interesse em seus produtos e serviços através da segmentação —, você passa a conhecer melhor o seu público, se tornando cada vez mais especialista em conquistá-lo.

 

Como fazer Marketing Digital?

 

São diversas as possibilidades no mundo digital, sendo assim você precisa estar atento ao seu objetivo ao criar sua estratégia online. De maneira geral o objetivo primário é ser encontrado, certo? Para que as pessoas possam conhecer os seus serviços elas precisam saber o que você faz. Assim, quanto mais pontos online você tiver, maior a probabilidade de ser encontrado. Quais são os pontos então que a/o psicóloga/o pode usar?

 

  • Site / Blog: Atualmente ter um site ou um blog deveria ser entendido como ter um cartão de visitas. É a forma mais direta de ser encontrado online. E abre diversas possibilidades de contato com o cliente direto por uma plataforma sua, com a sua marca e endereço. Além disso em um site você pode criar também um blog, espaço para compartilhar textos sobre os assuntos que trabalhas.

  • Redes sociais: Além do site, as redes sociais são o espaço de maior interesse das pessoas atualmente. Facebook, Instagram, YouTube são algumas das redes mais utilizadas. Avalie onde seu público está e invista no desenvolvimento de páginas e perfis profissionais nas redes para divulgar seu trabalho. Nas redes sociais as pessoas tendem a interagir mais com o seu conteúdo e também podem compartilhar e convidar pessoas a interagirem. Fique atento, porém, para utilizar perfis profissionais. Estes apresentam estatísticas de acesso que te ajudam a mensurar as estratégias.

  • Email marketing: Outra forma de entrar em contato com seu público é através do email. Atualmente você pode criar uma conta no mailchimp de forma gratuita e então criar uma página que, após a pessoa informar seu email, ela receberá automaticamente textos que você programar em sua caixa de entrada. Assim a pessoa recebe seu conteúdo de forma mais direta. É importante salientar que antes de enviar emails você precisa solicitar que a pessoa se cadastre, para não configurar spam.

Ética Profissional da/o Psicóloga/o

Antes de falar sobre os cuidados éticos que a/o psicóloga/o precisa tomar ao trabalhar com marketing, cabe salientar que ao realizar o marketing de forma focada no conteúdo, sem se autopromover e sim promovendo conhecimento em Psicologia, estamos respeitando o ponto V dos PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS, que diz: “O psicólogo contribuirá para promover a universalização do
acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência
psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.”

 

Dito isto, toda publicidade que fizermos online precisa respeitar o Art. 20 do Código de Ética profissional. O reproduzo abaixo:

 

Art. 20 – O psicólogo, ao promover publicamente seus serviços,
por quaisquer meios, individual ou coletivamente:
a) Informará o seu nome completo, o CRP e seu número de registro;
b) Fará referência apenas a títulos ou qualificações profissionais que possua;
c) Divulgará somente qualificações, atividades e recursos relativos a técnicas e práticas que estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão;
d) Não utilizará o preço do serviço como forma de propaganda;
e) Não fará previsão taxativa de resultados;
f) Não fará auto-promoção em detrimento de outros profissionais;
g) Não proporá atividades que sejam atribuições privativas de
outras categorias profissionais;
h) Não fará divulgação sensacionalista das atividades profissionais.

 

Tomado os devidos cuidados, a/o psicóloga/o pode sim traçar estratégias de marketing digital de forma ética.

 

Sobre esta área especificamente assista abaixo a aula realizada ao vivo sobre MARKETING DIGITAL PARA PSICÓLOGAS/OS.

 

 

 

Fico à disposição também para esclarecer eventuais dúvidas pelo whats 51-992792559 ou email psicologa@tatianaperez.com.br

 

 

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