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Três passos para a Compaixão: reinventando a Oração da Serenidade

Este texto procura explorar o que significa COMPAIXÃO e como se aproxima a tão conhecida “oração da serenidade”. Ao olharmos para a compaixão com este entendimento, podemos entender que compaixão não é uma emoção ou pensamento e, assim, poderemos avaliar os diferentes atributos da compaixão


Definindo Compaixão
Apesar de fazer parte dos ensinamentos budistas, o Ocidente somente agora começa a entender o que significa demonstrar compaixão. Não é a intenção deste texto discutir as variadas pesquisas sobre compaixão, mas oferecer uma visão do que isso pode significar. A definição a seguir, para mim, resume a compaixão. Desenvolvida por Paul Gilbert (2017), ele define compaixão como:

“Uma sensibilidade ao sofrimento pessoal e dos outros associado ao compromisso de tentar aliviá-lo e/ou preveni-lo”.

Você pode ver que a compaixão nessa definição não é uma emoção passiva, e sim composta de estar ciente e sentir empatia pelo sofrimento, incluindo criticamente um chamado para agir. Isso é diferente da empatia, já que a empatia é sentir a dor de alguém, mas não agir. (Também podemos considerar outros sentimentos semelhantes. A simpatia é semelhante a perceber o sofrimento, mas sentir-se impotente para fazer qualquer coisa, e a pena é reconhecer o sofrimento do outro e sentir uma sensação de superioridade sobre ele. Eles são passivos e não criam conexões humanas.)


Sentindo compaixão 

Dê uma olhada na imagem do cachorro acima. O que você vê? Tristeza? O que você sente? Dor? Pena? Vontade de chorar? Isso é empatia. Este é o fundamento da compaixão. Agora, se você também sente o desejo de proteger o cão, tirá-lo do sofrimento, então isso é compaixão.


Expandindo nossa compreensão da compaixão
Embora eu tenha descrito a compaixão acima de uma forma simples, na realidade a compaixão é um construto complexo, e é por isso que há muita pesquisa sobre tentando entender o que realmente está acontecendo emocionalmente, cognitivamente, biologicamente etc. Não apenas para saber o que a compaixão é, mas para saber o que pode bloquear ou aumentar a compaixão.

Por exemplo, pesquisas nos diz que emoções desempenhar um grande parte em compaixão. Se não regular nossas emoções que pode dominar nós e nos impedir de pensar claramente. Em seguida, pode se afastar de sofrimento à medida que não pode lidar com ele. Sabemos também que é preciso coragem de tomar medidas por vezes. Acho que de ativistas que se importam para uma causa e são obrigados a colocar-se em perigo. Este, em seguida, leva à necessidade de alguns sabedoria; a consideração de consequências a qualquer ação. Não é bom correndo para ajudar alguém apenas para tornar as coisas muito pior. Piedade, portanto, aparece a necessidade nossos pensamentos, sentimentos e julgamento.



Explicando compaixão pela Oração da Serenidade
Mesmo se você tem uma fé ou não, a Oração da Serenidade tem sido uma confortável fonte de inspiração há muitos anos. Escrito por Reinhold Niebuhr, grande parte das nossas terapias refletem estes princípios. Entendo que muitos resultados das pesquisas sobre compaixão pode ser explicado usando a Oração da Serenidade. Poderíamos até renomear a oração a "três passos para compaixão". Entenda porque:

Serenidade
Serenidade é a regulação emocional que precisamos para ser capaz de ver claramente a situação sem o excesso de identificação com as emoções que estamos sentindo. É a aceitação do que ocorreu, ou do que estamos testemunhando sem senti-lo de forma esmagadora.

Coragem
Coragem na oração é a nossa força de agir, mesmo que seja desconfortável ou assustador. Para a compaixão poderia ser o chamado a tomar medidas para aliviar a dor dos outros, mesmo quando isso nos torna vulneráveis também. Temos de colocar-nos para fora para ajudar os outros, especialmente em tempos de angústia, e assim coragem é fundamental para ser capaz de aliviar o sofrimento.

Sabedoria
Sabedoria na oração é sobre saber quando atuar e quando aceitar a situação. Com compaixão isto significa tomar um passo para trás e considerar a melhor forma de fazer um impacto positivo. Pode ser melhor temporariamente não fazer nada, apenas estar lá para outra pessoa ou tomar de fato a ação. Saber o que é melhor significa poder aliviar o sofrimento muito mais eficaz.

Então, da próxima vez que você sentir empatia, observe se você é levado a agir ou não, e quão forte sua coragem e sabedoria estão. Todos nós precisamos transformar nossa empatia e simpatia em compaixão para nos permitir tornar nosso mundo um lugar melhor.


Sobre a autora: Lisa Jones tem experiência profissional em liderança de recursos humanos e direito do trabalho. Atualmente, ela está estudando para a MAPP na Buckinghamshire New University, onde pretende combinar sua experiência em RH com psicologia positiva para trabalhar com organizações e grupos comunitários para gerar maior bem-estar psicológico. 

 

Fonte: http://www.thepositivepsychologypeople.com/three-steps-to-compassion/

Ficou curioso/a? Quer saber mais sobre compaixão? Entre em contato!

 

 

 

 

 

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