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Provavelmente tu já ouviste em algum momento da tua vida que é muito importante estabelecer objetivos. A verdade é que poucas pessoas reservam algum tempo para refletir e planejar o que querem. Pensar em objetivos pode até te fazer bocejar, principalmente porque o conceito tem sido muito utilizado por gurus da autoajuda. Mas o que tu achas de estabelecer objetivos realistas para viver melhor? O texto a seguir é uma visão geral sobre a importância de estabelecer objetivos e sobre as perguntas que tu deverias te fazer para dar uma nova perspectiva à tua vida.

 

SOBRE O CONCEITO

O pesquisador John Norcross estuda objetivos e mudanças há muitos anos e define objetivo como “a representação mental de um resultado desejado com o qual uma pessoa se compromete”. Em outras palavras, um objetivo é a) identificar algo que tu queres; e b) estar disposta/o a persistir em alcançar.

 

É diferente de um VALOR, porque valores são coisas que achamos importantes, mas não tem um curso específico com o qual possamos nos comprometer. Por exemplo, saúde pode ser um valor para ti e tu podes fazer escolhas alinhadas com este valor, mas um objetivo relacionado à saúde seria algo como “perder 10kg até o dia 31 de dezembro".
 

Desde o início da profissão psicólogos se animam ao falar de objetivos. Pesquisas mostram que de fato estabelecer objetivos específicos nos torna mais dispostos a alcançar aquilo que queremos, o que é extremamente importante para momentos em que buscamos por mudanças. O melhor de tudo ainda é que estabelecer e lutar por objetivos, mesmo que tu não os alcance, tende a te deixar mais feliz. A busca por objetivos é um dos fatores para a felicidade.

ESTABELECENDO OBJETIVOS
As pesquisas também mostram que a maioria das pessoas costumam estabelecer objetivos para o aperfeiçoamento pessoal (como mudar hábitos ruins, tornar-se mais saudável, etc), para melhorar relacionamentos, e para encontrar um propósito na vida. Daqui para a frente neste artigo, te convido a avaliar os questionamentos abaixo com o intuito de estabelecer objetivos para ti.


Antes de começar, pare um pouco e pense profundamente sobre a tua vida. A longo prazo, o que tu esperas viver e conquistar? De que forma tu gostarias de melhorar tua saúde física e mental? Quais hábitos ruins tu gostarias de mudar? Quais padrões de relacionamento tu gostarias de melhorar? Que habilidades tu queres aprender? Que outras coisas tu gostarias de fazer/ser diferente?
 

Agora que tu já tens algumas coisas em mente, escolha uma que realmente te motive, ou que tu estejas perto de alcançar, ou que tu precisas muito que aconteça.

Use as perguntas abaixo para afinar o que te veio à mente. Pegar um papel e uma caneta agora pode te ajudar a seguir melhor as dicas deste texto.

 

1. Primeiro anote tudo que veio a tua mente. Não te preocupa com a frase neste momento, simplesmente anote tudo que vem a tua mente.

2. Agora, para este segundo passo, pegue tudo que tu escreveste acima e avalie o que é realista, possível de ser alcançado e que seja sobre ti e não sobre outros. O que não se encaixar nestes critérios, reescreva de uma forma que se encaixe.

3. Agora pegue todas as afirmações acima e verifique se estão escritas de forma positiva. Ou seja, as frases devem refletir algo que tu queiras ou estejas em busca de, e não aquilo que tu queres diminuir ou estás tentando excluir da tua vida. Por exemplo, invés de querer ser menos ansioso, tu podes dizer que queres ser mais tranquilo. Invés de “assistir menos TV”, podes “passar mais tempo no jardim”.

4. Depois pense como tu podes deixar as frases acima o mais específicas possível. Use uma linguagem detalhada e evite generalizações ou coisas que sejam de difícil definição. Por exemplo, interesses gerais como “querer ser mais feliz” ou “uma pessoa melhor” são objetivos nobres, mas realmente difíceis de definir. Se tu tens algo amplo como este exemplo, tente identificar comportamentos específicos que possas realizar com mais frequência. Pode ajudar especificar números também, como por exemplo peso que queres alcançar ou valor financeiro que queres atingir. IMPORTANTE: o que for definido neste ponto serão os teus objetivos finais estabelecidos.

PLANO DE AÇÃO

Para esta seção, tu irás pegar os teus objetivos finais estabelecidos e criar um plano de ação detalhado. Responder as perguntas abaixo deve te ajudar a obter mais informações sobre o que tu já conquistasse frente a cada objetivo e quais são os próximos passos.


1. Neste passo, pense como tu podes medir o progresso do teu objetivo. Tu precisarás criar uma planilha, começar um diário, ou encontrar uma outra maneira de monitorar teu objetivo? De novo, seja o mais específico possível.


2. Qual o prazo para atingir cada objetivo? Para objetivos que são urgentes ou estão mais próximos do teu alcance, sugiro um prazo máximo de 90 dias. Para objetivos de vida maiores, tu podes projetá-los em anos, mas é aconselhável desenvolver objetivos secundários a serem conquistados ao longo do tempo para que possas acompanhar a evolução do processo.

3. Pegue a tua lista de objetivos estabelecidos e pontue as coisas que tu já estás de fato fazendo ou já alcançou que te ajudará a atingir o objetivo. Seja específico e minucioso, uma vez que esta lista representará teu progresso até agora, e as coisas que tu provavelmente terás que seguir realizando.

4. Qual o próximo passo real que deves tomar para atingir o teu objetivo? Se os passos são muito largos, tu podes dividi-los em pequenos passos secundários.

5. Com base no teu prazo para o objetivo principal, qual o prazo específico para cada objetivo secundário?

6. Se algum dos objetivos acima parece ainda muito longe de alcance, o que tu precisas fazer, aprender ou te preparar para ser capaz de alcançá-lo?

 

7. O que tu podes fazer hoje que faz parte dos passos que listaste acima?

 

8. Quem e/ou o que pode te ajudar ao longo do caminho?

 

FOLLOW UP - ACOMPANHAMENTO

Agora que tu tens teus objetivos estabelecidos e um plano de ação, te convido a iniciar o teu processo de mudança. A psicoterapia pode ser um espaço positivo de ajuda para que possas realizar as mudanças em direção aos teus objetivos: os compartilhe com o teu terapeuta para garantir que ambos estão cientes e atentos aos teus objetivos. Se tivesses dificuldade para responder alguma das perguntas acima, a psicoterapia também pode ser útil. Para complementar, os textos sobre Motivação e Empoderamento Pessoal também podem te ajudar.

 

Texto original por Will Meek, traduzido livremente por psicóloga Tatiana Spalding Perez CRP 07/26032, disponível em:  https://www.psychologytoday.com/us/blog/notes-self/201308/how-set-goals

 

Ficou curiosa/o? Quer saber mais sobre como estabelecer objetivos?

Entre em contato ou escreva para psicologa@tatianaperez.com.br

 

 

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psicologa@tatianaperez.com.br

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