Blog

Motivação: o impulso para a mudança

De acordo com uma pesquisa realizada por Dr. Anders Ericsson,  a motivação é fundamental para o sucesso. Os estudos de Ericsson, de forma resumida, apontaram que experts em diversas áreas - esporte, música, dança ou negócios - dedicaram a maior parte do seu tempo no desenvolvimento de suas habilidades e em busca de conhecimento. Ele criou a frase "Leva 10 anos e 10.000 horas para se tornar um expert". Outra pesquisa mostrou que quanto mais tempo uma pessoa passa em uma carreira, suas habilidades natas (como inteligência, por exemplo) tornam-se menos importantes e a motivação torna-se a característica mais importante. 

 

Em resumo, pessoas bem sucedidas se mantém motivadas por mais tempo. Por que está relação entre motivação e sucesso é tão forte? Simples: porquê quando estamos altamente motivados, damos o nosso máximo, o que proporciona resultados e performances melhores.

 

Este mesmo entendimento sobre motivação se aplica às mudanças que realizamos na vida. Mudanças são difíceis porque, provavelmente, você é como é hoje há muito tempo e seus hábitos estão profundamente enraizados. Sua habilidade de encontrar e manter sua motivação focada em mudanças significativas e de longo prazo são determinantes na quebra de hábitos e padrões enrijecidos.

 

Definindo Motivação 

Existem algumas definições possíveis para a palavra Motivação, dentre elas as seguintes:

  • Uma energia interna ou externa que leva o indivíduo à ação;

  • A habilidade de iniciar e persistir em busca de um objetivo;

  • A capacidade de buscar alternativas frente aos obstáculos, ao tédio, ao cansaço, ao estresse e ao desejo de fazer outras coisas;

  • A determinação de resistir a padrões e hábitos antigos;

  • Fazer tudo que pode para alcançar as mudanças que deseja.

 

O impacto da Motivação 

Uma coisa é falar que você está motivado para realizar as mudanças e alcançar seus objetivos, outra totalmente diferente é conectar-se com esta motivação e transmutá-la em ações reais para atingir seu objetivo. Portanto, a motivação é tão importante porque ela afeta em todos os aspectos os seus esforços para a mudança:

  • Preparação para fazer as mudanças;

  • Paciência para aguardar o tempo necessário para que as mudanças ocorram?

  • Persistência para resistir aos padrões e hábitos antigos;

  • Perseverança para superar obstáculos e contratempos; 

  • Desenvolvimento de um estilo de vida que dê suporte às mudanças;

  • Realização final das mudanças desejadas.

 

A Matrix da Motivação 

Cada pessoa tem motivações diferentes que as dão energia de seguir em busca de seus objetivos. A Matrix da Motivação divide a motivação em duas dimensões: 1) interna versus externa; 2) positiva versus negativa. Os quatro quadrantes que resultam destas dimensões promovem motivação, mas produzem experiências e resultados diferentes.

  • Interna-positiva: tais como desafios, desejos, paixões, satisfação, autovalidação. Proporciona resultados como mudança bem sucedida e realização.

  • Externa-positiva: tais como reconhecimento, validação e apreciação dos outros, prêmios, incentivos. Proporciona resultados como mudanças e realizações parciais, mas dependentes dos outros.

  • Interna-negativa: tais como ameaças, medo do fracasso, inadequação, insegurança. Proporciona algumas mudanças, mas com possíveis reincidências.

  • Externa-negativa: tais como medo de perder emprego ou relacionamento, baixa validação externa, pressões financeiras ou sociais, pressões de pessoas importantes, vida instável. Proporciona baixa possibilidade de sucesso, com alto risco de reincidência. 

Obviamente o tipo ideal de motivação é a interna-positiva porque esta vem de um lugar de força e segurança. Ao mesmo tempo, pesquisas mostraram que muitas pessoas bem sucedidas usam a insegurança como fonte de energia para sua motivação, sugerindo que uma motivação interna-negativa ou externa-negativa pode levar a mudança (apesar de raramente levar à felicidade).

 

Em qual quadrante você está? Se você não está no quadrante interna-positiva, você pode reavaliar suas motivações e procurar desenvolver este tipo de motivação.

 

 

Esforços versus Objetivos

Estando tudo igual, qualquer esforço que você fizer em direção à mudança trará resultado. Um problema que vejo em muitas pessoas que dizem querer mudar é uma desconexão entre seus esforços e seus objetivos. As pessoas dizem que realmente querem mudar, mas seus esforços não refletem esta motivação declarada. O que isto me diz é que com frequência existe uma lacuna entre os objetivos que muitas pessoas têm e o esforço que elas colocam. É fácil dizer que você quer mudar. É muito mais difícil fazer com que a mudança ocorra de fato. Se você tem este tipo de desconexão, tem duas opções: você pode ou diminuir seus objetivos de mudança de forma a serem coerentes com seus esforços ou você pode aumentar seus esforços de acordo com seis objetivos. Não existe escolha certa. Mas se você quer de fato que a mudança ocorra, você precisa ter certeza de que está sendo coerente na relação objetivos/esforços.

 

 

A Peneira

Fazer mudanças é difícil por natureza, o que significa que você provavelmente estará se esforçando para ir além do ponto em que está mudança é inspiradora ou divertida. Este ponto é o que eu chamo de A Peneira, que começa quando as ações necessárias para uma mudança significativa se tornam estressantes, cansativas e entediantes. A Peneira também é o ponto em que seus esforços serão muito importantes. A Peneira é o que separa aqueles que estão aptos para a mudança daqueles que não estão. Muitas pessoas que atingem este ponto no processo de mudança ou aliviam ou desistem porque a mudar é difícil para caramba. Mas pessoas realmente motivadas alcançam A Peneira e seguem em frente.

 

 Muitos gurus da autoajuda dirão que você deve amar A Peneira. Eu digo que, com exceção de pouquíssimas pessoas super-hiper-motivadas, o amor não está nas cartas porque não há muito o que amar na Peneira. Mas como você irá reagir à Peneira é resultado de um continuum. Amar a Peneira é raro. No outro extremo deste continuum está "Eu odeio A Peneira". Se você se sente desta forma, é provável que você não se mantenha motivado para a mudança. Eu sugiro que você nem ame nem odeie A Peneira; simplesmente a aceite como parte do acordo que fez com você mesmo em se esforçar para atingir a sua melhor versão. A Peneira pode não ser muito agradável, mas é muito bom ultrapassá-la e perceber que seus esforços foram pagos com a conquista das mudanças que você tanto queria.

 

 

Encontrando Motivação 

Encontrar a motivação para a mudança significa manter seus esforços consistentes quando seria mais fácil desistir. Este envolve fazer tudo possível para alcançar seus objetivos de mudança. 

 

A motivação para a mudança começa com o que eu chamo de 3 D's. 

  1. O primeiro D é de DIREÇÃO. Antes de você começar o processo de mudança, você primeiro deve considerar as diferentes direções que você pode seguir. Você pode continuar a sua vida como ela está agora, escolher por mudanças imediatas e dramáticas, ou tomar um caminho mais cauteloso até a mudança.

  2. O segundo D representa DECISÃO. Com estas três possibilidades de direção, você deve decidir em que direção irá. Nenhuma destas direções é certa ou errada, melhor ou pior, são simplesmente as suas opções. Sua decisão irá definir se você fará ou não mudanças na sua vida e o tempo e esforço que colocará em direção destas mudanças. 

  3. O terceiro D vem para DEDICAÇÃO. Uma vez que você faz sua decisão, você precisa dedicar-se a ela. Se sua decisão é de fazer mudanças significativas em sua vida, seja rápido ou devagar, então este último passo determinará se estas mudanças serão realizadas. Sua decisão de mudar se tornará a prioridade de sua vida. Será dedicando-se de verdade a sua direção e decisão que você conseguirá a motivação que precisa para atingir seus objetivos.

Texto original por Jim Taylor, traduzido livremente por psicóloga Tatiana Spalding Perez CRP 07/26032, disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-power-prime/201201/personal-growth-motivation-the-drive-change

 

Ficou curiosa/o? Quer saber mais sobre Empoderamento Pessoal?

Entre em contato ou escreva para psicologa@tatianaperez.com.br

Please reload

Categorias
Please reload

Psicoterapia

Terapia de família, casal ou individual

Consultório na Zona Sul

(Av. Getúlio Vargas, 1691)

Posts Em Destaque

O que é saúde mental e como você pode cuidar da sua?

1/10
Please reload

Contato

Psicóloga Tatiana Spalding Perez

CRP 07/26032

+55 51 992792559

psicologa@tatianaperez.com.br

Avenida Getúlio Vargas, 1691

Bairro Menino Deus, Porto Alegre, RS

Clique aqui para agendar seu horário

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn