Blog

5 exercícios para ativar suas forças pessoais no dia-a-dia

26/07/2018

Uma das ferramentas mais utilizadas e estudadas atualmente da Psicologia Positiva é a classificação de Forças Pessoais VIA (VIA Classification of Strenghts) desenvolvida por Peterson e Seligman em 2004. Na pesquisa de qualidades dos seres humanos, Peterson e Seligman identificaram que todos os nós possuímos pelo menos 24 características positivas que podem ser fortalecidas. Tais características foram denominadas FORÇAS PESSOAIS. Estas se manifestam de maneira gradual para cada indivíduo e em momentos diferentes de nossas vidas empoderamos forças pessoais diferentes dentro de cada um de nós.

 

Você pode descobrir sua constelação de Forças Pessoais fazendo o teste VIA Survey. Esse está disponível gratuitamente online no site www.viame.org

 

Após descobrir as suas Forças Pessoais, existem diversas formas de empoderá-las em nossa vida. Conhecer sua constelação de forças pessoais é o primeiro passo para uma vida mais feliz e autêntica. As 5 primeiras forças são consideradas as forças de assinatura, aquelas que estão mais presentes no seu momento atual Abaixo apresento 5 exercícios para fortalecer suas forças pessoais no dia-a-dia:

 

1) Escolha - dentre as 5 primeiras - uma das tuas forças e tente usá-la durante o dia: Selecione uma das tuas forças TOP5 e estimule ela durante o dia. Volte a sua atenção para como aquela força faz parte do seu cotidiano e está presente nos seus pensamentos, emoções e atitudes. Por exemplo, uma pessoa que escolhe a força APRECIAÇÃO DA BELEZA para este exercício pode passar o dia prestando atenção no que é belo em seu cotidiano - desde o céu azul, os pássaros cantando, até as cores vivas de uma flor ou o esforço de um pequeno inseto. Com este olhar, a pessoa pode perceber como apreciar o belo da vida modifica seus pensamentos e emoções.

 

2) Quando algo te incomoda: qual força pessoal está “atacando”?  Muitas vezes algo que nos causa um mal estar em nosso cotidiano diz respeito à uma Força Pessoal que sentimos ser atacada. Por exemplo, uma pessoa que tem a força JUSTIÇA dentre as 5 primeiras, pode sentir emoções negativas, como raiva ou tristeza, ao ver alguém querendo levar vantagens sobre os outros no trânsito, em filas ou em outras situações em que a injustiça se manifeste. Aqui é importante lembrar que as atitudes dos outros podem estar atacando nossas forças, aquilo que acreditamos e valorizamos, mas os ataques não são diretos a nós e, por isso, é importante agir de forma a não piorarmos a situação e encontrarmos uma maneira de usar a força para o melhor. De nada adianta xingar o outro no trânsito ou na fila e cometer o erro de reproduzir a injustiça.

 

3) Olhar externo x interno: Pergunte aos teus amigos quais são os teus defeitos e qualidades, solicite que listem pelo menos 3 de cada. Após, faça uma avaliação do que lhe foi dito com base nas tuas forças pessoais. Muitas vezes algo que os outros vêem como defeito pode ser uma forma de manifestação de nossas forças. Nem sempre as forças se manifestam através do que os outros percebem como qualidades. Por exemplo, uma pessoa que tem a força PERDÃO pode ser vista por seus amigos como alguém “mole”, que releva demais as situações, que perdoa coisas que elas não perdoariam. Porém, o importante é avaliar para ti qual a importância desta força e se de fato ela está sendo utilizada de forma excessiva ou não.

 

4) Ao final do dia, reflita sobre os momentos em que tuas forças pessoais se fizeram presentes. Uma outra forma de olhar para as forças é reflitir sobre elas ao final do dia. O que eu fiz hoje que expressou minhas forças TOP5? Onde eu enxergo elas nas atividades que realizei, nas conversas que tive, no tempo que dediquei a isto ou aquilo? As forças muitas vezes estão mais presentes do que imaginamos, basta olhar atentamente para elas.

 

5) Quando passar por momentos difíceis, procure lembrar de tuas forças e o que elas refletem de bom em você. Resiliência é a capacidade de adaptar-se frente às diversidades da vida. Muitos de nós temos dificuldade em desenvolver a resiliência, por isso, empoderar as nossas forças é uma forma direta, uma ação/atitude, que podemos ter para desenvolver a resiliência em nossas vidas.

 

ATENÇÃO! Já te inscreveste para os próximos cursos sobre Psicologia Positiva? Ainda não? Clique aqui e saiba mais!

 

 

 

Please reload

Categorias
Please reload

Psicoterapia

Terapia de família, casal ou individual

Consultório na Zona Sul

(Av. Getúlio Vargas, 1691)

Posts Em Destaque

O que é saúde mental e como você pode cuidar da sua?

1/10
Please reload

Contato

Psicóloga Tatiana Spalding Perez

CRP 07/26032

+55 51 992792559

psicologa@tatianaperez.com.br

Avenida Getúlio Vargas, 1691

Bairro Menino Deus, Porto Alegre, RS

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn