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Como a Psicologia Positiva pode te ajudar a desenvolver ESPERANÇA neste Fim de Ano

O fim do ano de 2017 está chegando e eu torço que tenha sido um excelente ano para você. Eu desejo que você tenha experimentado diversos momentos de sucesso, tenha expandido suas crenças sobre o que é possível, e que você esteja olhando em frente para o seu futuro com otimismo e entusiasmo.

 

Infelizmente, eu sei que este não é o caso para todos. Talvez este ano não tenha sido tão estrelar para você. Pode ser que você tenha se deparado com alguns contratempos inesperados, e ainda esteja tentando voltar ao lugar que antes estava tranquilo. Mas isso não quer dizer que as coisas não vão melhorar. Todos nós nos deparamos com momentos difíceis na vida que podem nos colocar para baixo. Estes momentos testam nossa confiança e disposição em perseverar, manter-se firme em nossos objetivos. Para alguns, estes momentos fazem com que desistam de tudo, já outros continuam insistindo e conseguem alcançar seus objetivos apesar de todos obstáculos iminentes.

 

Ao chegar ao final deste ano e com as festas se aproximando, lembre-se da poderosa mensagem de ESPERANÇA trazido pelo espírito renovação que emerge do Natal e do Novo Ano. A força humana de esperança é o que nos leva a diante, nos mantém motivados e impulsiona nossas atitudes, para que possamos nos manter dedicados e atentos aos nossos propósitos mesmo em momentos difíceis.

 

O que é Esperança?

 

Você busca intensamente seus objetivos todos os dias? Você consegue pensar em diferentes formas de resolver um problema e sabe que encontrará uma solução? Se sim, você tem esperança.

 

Esperança é a característica que nos ajuda a ser resilientes e manejar o estresse em nossas vidas. Ela nos orienta a sermos melhores no trabalho e na escola, melhora nossa saúde física e amplia nossa perspectiva sobre o futuro. A Teoria da Esperança, desenvolvida pelo psicólogo  C.R.Snydes da Universidade do Kansas, apresenta conceitos de onde vem a esperança e como aumentá-la. Esta teoria explora a esperança como um processo direcionado aos objetivos onde a realização dos objetivos pode aumentar nossa percepção de esperança para o futuro. Em outras palavras, nós podemos alcançar mais esperança ao atingirmos nossos objetivos e nos sentirmos capazes de controlar o ambiente e competentes no que fazemos.

 

De acordo com esta teoria, há dois fatores principais que podem nos ajudar. Quando estamos em busca de nossos objetivos, os dois fatores determinantes para a esperança são: um senso de agência (ou força de vontade) e ter um caminho (ou ponto de destino).

 

A agência é o PORQUÊ - é a motivação e a energia de seguir nossas paixões. Se você tem uma ambição automotivadora, provavelmente não costuma lutar contra sua força de vontade. Entretanto, se você tende a sentir-se sugado e desinteressado no que faz, a agência é uma área a ser explorada.

 

O caminho é COMO- é a rota que nós tomamos e os recursos que precisamos para tornar nossos objetivos realidade. Às vezes nós precisamos desenvolver nossas habilidades e competências. Às vezes nós precisamos construir uma rede de apoio colaborativa que nos de suporte em nossa missão. Descubra o que você precisa mudar para chegar onde deseja. Quando nos falta agência ou caminho fica mais difícil de chegarmos a realização e é mais improvável que consigamos persistir quando surgir um obstáculo.

 

Como você pode reativar sua esperança? 

 

Ao longo dos diferentes períodos da vida, novos desafios e obstáculos aparecerão que nos exigirão flexibilidade para encontrar novos caminhos. Apresento aqui duas estratégias que podem ser usadas para melhorar sua agência - força de vontade. Se você sente que lhe falta força de vontade, você precisa desenvolver maior autoconfiança e ousadia, assim como mais atitudes positivas e clareza frente a seus desejos.

  • Mantenha seu foco em sucessos passados: lembre de momentos em que você conseguiu realizar seus objetivos e sentiu orgulho disto. Lembre-se disto quando você perder a coragem. Lembre-se das dificuldades que você precisou enfrentar para chegar aos resultados e conecte-se com sentimentos de coragem, inspiração, e curiosidade que podem ter te ajudado antes.

  • Imagine sua melhor versão para o futuro: Imagine que dentro de 5 anos você alcançou todos seus objetivos. Como sua vida está? O que você fez para chegar até aqui? Esta é uma proposta adaptada dos estudos da psicóloga Sonja Lyubormirsky e pode nos ajudar a cultivar uma perspectiva positiva para o futuro.

 

Já se lhe falta caminho, você precisa considera uma tempestade de ideias (brainstorm) sobre como chegar onde deseja.

  • Faça uma lista de pelo menos cinco coisas que você precisa para atingir seus objetivos. É fácil ignorar os recursos e as oportunidades quando nos sentimos para baixo. Sempre existem diversas opções para nos colocar de volta no caminho, então pense no que você precisa e onde conseguir o que precisa.

 

Pessoas com altos níveis de esperança consideram diversos caminhos frente a um obstáculo. Elas não desistem quando os problemas surgem. Elas se mantém motivadas e são capazes de encontrar uma saída.

 

Mesmo que você esteja estressado pelas preparações das festas de fim de ano ou esteja passando por um momento muito difícil e sombrio de sua vida, lembre-se da força trazida pela Esperança neste período de fim de ano.

 

Texto original "How Positive Psychology can help us Embrace the Hopeful Message of Christmas por Joseph Wilner - tradução livre psicóloga Tatiana Perez - disponível em http://youhaveacalling.com/goals-and-achievement/how-positive-psychology-can-help-us-embrace-the-hopeful-message-of-christmas

 

Ficou curiosa/o? Quer saber mais sobre como desenvolver Esperança?

Entre em contato ou escreva para psicologa@tatianaperez.com.br

 

Psicóloga Tatiana Perez

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